sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cromoterapia - conceitos básicos





Cromoterapia



A cromoterapia  é o tratamento e auxilio a cura pelas cores. 

Não é um conceito novo na História da humanidade, a mesma surgiu , a partir do aparecimento de todos os seres viventes sobre a terra . 

A cromoterapia é a primeira terapia recebida pelos seres vivos .” ...os raios solares o alimentaram e os aqueceram, pois sem luz do sol não haveria vida neste planeta...”

É um meio natural doado pela própria natureza para equilibrar o organismo humano e trazer bem estar  à mente e ao espirito. Muito mencionada nos procedimentos de cura da China,  Egito,  Grécia ,  Tibet ,  Índia e de muito outros.

No Ocidente, o interesse  pelos usos terapêuticos das cores ressurgiu no inicio do século XX , na Inglaterra, quando se descobriu que, pintando de verde alguns quartos dos hospitais , o processo de restabelecimento pós operatório dos pacientes melhorava  sensivelmente. Hoje, ela é usada em alguns hospitais da Inglaterra, onde a seleção de cores dos quartos é feita com grande cuidado, sendo que o mesmo procedimento é usado até os dias de hoje por um grande numero de hospitais espalhados pelo mundo, inclusive o Brasil, que começa a aderir.

Como algumas outras atividades energéticas, a Cromoterapia, destina-se sobre tudo a preservação dos elementos componentes da natureza entre os quais , a Humanidade, podemos considerar a cura pelas cores uma Ciência  Divina.

A cromoterapia pode corrigir ou prevenir os desequilíbrios favorecendo mais qualidade de vida e mais saúde para cada um de nós. 

Pode ser utilizada sem problemas, como tratamento complementar à medicina convencional, não interferindo na ação das prescrições de seu médico.  Ou ainda, pode ser utilizada, como terapia preventiva para manter o equilíbrio energético interno. 

Na medicina natural a Cromoterapia, mergulha suas raízes nos templos e nas civilizações: Indiana , Ayiurvédica,, na Medicina Tradicional Chinesa , Medicina Hipocrática , Druídica,  Egípcia, Iraniana,  Xamânica, etc.

De alguns anos para cá o ser humano tem sido a principal meta espiritual na preservação da natureza, em sendo assim, algumas medicinas alternativas e naturais estão ressurgindo com mais força como : Acupuntura,  Aromaterapia, Fitoterapia e a própria Cromoterapia  entre  outros, chamando a atenção de profissionais da área da saúde não só física como também espiritual , mental e emocional.

O ser humano é formado de energia condensada devido a incrível velocidade do planeta. 

Todos os demais componentes da natureza também são  formados de energias vibracionais divididas em campos eletromagnéticos , cada qual com sua cor determinada a atuarem nos chackras (vórtices em formato de rodas de energia que giram em alta velocidade) dos animais e dos   seres humanos.

Falar de Cromoterapia,é falar da própria vida. 
É a energia colorida.  É a busca de si mesmo, do amor, do ‘eu me amo’ , do ‘eu me aceito’ , da  harmonia , do estar de bem  com a vida.

Desta forma , a cromoterapia esta intimamente ligada com o ser humano.
Por sermos pensante , em uso pleno do livre arbítrio, deixamos de ser uma questão de simples reposição de campo ,para nos  tornarmos um reajuste de toda formação energética, de que se compõe todo o físico, mental e o espiritual.

Embora usada superficialmente ou mecanicamente ,  a Cromoterapia é muito mais do que uma aplicação de luz colorida.

É uma técnica suave que visa equilibrar a energia do organismo.

Atua como técnica de apoio , tornando o organismo mais receptivo a outras formas terapêuticas aumentando a resposta às técnicas empregadas.

O equilíbrio vem pela variação das cores.

Promove o equilibro  energético, espiritual , mental e físico.