quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arteterapia - conceitos básicos



Arte Terapia 

A Arte Terapia tem como preocupação básica não apenas o produto da criação , mas sim principalmente o auto conhecimento e a consciência em relação a si mesmo, ao outro,  a vida e suas consequentes transformações .


O profissional de ajuda precisa estar disposto a conhecer seu próprio mundo interno, observar o seu sofrimento e dificuldades  pessoais ,  para poder compreender  e aproximar-se do outro .


Para Jung, a criatividade é uma função psíquica, dai a arte não ser apenas fruto de sublimação de instinto agressivo . É  função natural da mente humana e tem função estruturante do pensamento. Pode,  portanto , ser usada como um componente de “cura” , além da criatividade poder ter essa função em si mesma. Este processo natural se realiza por intermédio  de símbolos presente nos sonhos , nas fantasias e nas mais diversas expressões artísticas. 


Uma das técnicas em  arte terapia é  a pintura em  aquarela e o tear artístico pois são técnicas que requer paciência e tranquilidade e com isso o cliente tem grandes benefícios  em seu tratamento.